Telhas Termoacústicas
As Telhas Termoacústicas são caracterizadas pelo revestimento de telhas metálicas convencionais com duas telhas constituindo um “sanduíche” ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior.
O produto tem como característica primordial a utilização das seguintes matérias-primas: Poliuretano e Poliestireno. Sua fixação é efetuada com cola.
A espessura do Poliuretano ou do Poliestireno podem variar de 30, 50 até 100mm(milímetros)ou outras, a critério do cliente, considerando sempre que estas medidas devem ser medidas nas partes baixas do trapézio.
Características dos Revestimentos
O poliuretano possui um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), oferecendo uma resistência nas trocas constantes de calor externo e interno nas edificações, possibilitando uma redução na utilização de equipamentos para refrigeração, redução em problemas de acidentes por fadiga e melhoria no ambiente de trabalho.
A utilização do Poliuretano ou Poliestireno pode ser comparada com as seguinte colocações:
-
O Poliestireno vai proporcionar uma sensível redução dos ruídos externos com bom isolamento térmico em coberturas e fechamentos, sua placas possuem densidade de 13Kg/m3 com coeficiente de condutividade térmica k=0.029Kcal/mhºC ou com densidade de 20 Kg/m3 e coeficiente de condutividade térmica k=0.026Kcal/mhºC. Caracteriza-se por ser um produto que tem em sua composição retardante a ação de chamas e não absorve água;
-
O Poliuretano possui excelente desempenho Termoacústico, é injetado com densidade de 35 a 39 Kg/m3 e possui um coeficiente de condutividade térmica de K=0.016Kcal/mhºC. Tem como característica ser retardante na ação de chamas e não absorve água. Quando o assunto é som, a primeira análise a ser feita refere-se a massa de cada produto e, comparando-se densidade pode-se observar que o poliuretano é muito superior.
Para avaliação térmica relacionamos abaixo um comparativo de Condutividade Térmica, que possibilita a demonstração de quais produtos oferecem melhor absorção Térmica:
-
O Poliuretano, quando utilizado no preenchimento de duas telhas metálicas, com seu alto poder de aderência na cura, oferece uma ligação estrutural entre as duas telhas metálicas criando um elemento estrutural muito resistente com baixo peso.
-
O Poliestireno, por ser colado oferece a mesma ligação, oferecendo a mesma análise para resistência mecânica.
-
Utilizando-se o Poliuretano aparente, aplicado apenas a telha superior, consegue-se manter sua característica de isolante térmico porém, não possui resistência mecânica suficiente para suportar a incidência de peso sobre sua massa contra viga, tornando este tipo de cobertura mais frágil no sentido de possibilidades de vazamentos, a espuma tem tendência de diminuir sua espessura representando um risco a estanquedade de parafusos e nos remontes da instalação. Salientamos que este tipo de utilização do poliuretano representa um visual estético muito ruim, pode ser bem utilizado quando complementado a um forro.
-
O Poliestireno também pode ser usado sem telha inferior, é produzido em placas de 1 metro e os remontes também se tornam aparentes, deve ser complementado a um forro.